Projeto TAIC

Comments are closed

FOTOS – TAIC

TERMINAL AQUAVIÁRIO DA ILHA REDONDA – TAIC

A Liderroll Engenharia criou mais uma boa solução para a Petrobras ao fornecer roletes bi-direcionais em plástico de alta performance que tiveram o objetivo de aliviar a carga sobre a ponte que dá suporte aos dutos que ligam dois terminais de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), localizados no Rio de Janeiro. O Terminal Aquaviário da Ilha Comprida e o Terminal Aquaviário da Ilha Redonda, ambos posicionados na Baía de Guanabara, ampliam a capacidade de escoamento do GLP processado na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Os dutos que vêm da unidade estão instalados sobre uma ponte que liga os dois terminais.

A ponte que sustentava quatro linhas de dutos, recebeu mais outras duas. No futuro, algumas linhas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) também passarão pelo local. Quando o gás passa pelos dutos instalados sobre a ponte, o calor faz com que os tubos de aço se expandam lateralmente, forçando a estrutura de concreto da ponte. Com a ampliação do número de linhas no local, poderia haver a necessidade de se reforçar a fundação da ponte. Uma estrutura nova poderia estar sendo construída em seu limite máximo de utilização. O rolete convencional da Liderroll possibilitava que a linha se movesse frontalmente, mas não lateralmente. A Liderroll, então, disponibilizou sua equipe de projetistas e engenheiros para pensar uma solução para o problema. A partir daí criou, fabricou, testou e forneceu peças específicas para atender a necessidade do TAIC. Foi a primeira vez que peças assim foi comercializada no mundo, mostrando, mais uma vez, a alta capacidade técnica de nossa empresa. os novos roletes criados, movimentam-se frontalmente e, ao mesmo tempo, lateralmente.

Em tempo recorde, a Liderroll fabricou 430 roletes, dos quais 90 são bi-direcionais, especificamente para o projeto. A nossa responsabilidade, para atender a demanda da Petrobrás, fez com que conseguíssemos o adiamento das férias coletivas de nossos fornecedores para dar andamento aos compromissos. A fábrica, no Rio de Janeiro, trabalhou em três turnos para entregar antes do prazo todas as peças. Toda a estrutura foi esteve voltada para cumprir o contrato. E conseguimos.