Rolete Motriz

Rolete Motriz para despacho de tubos de 4” a 60” de diâmetro.

A Liderroll, em função da sua experiência, detectou para o segmento de construção de dutos e tubulações em ambientes confinados, tais como: Túneis, Valas e Sites congestionados, a necessidade de resolver todos os problemas inerentes a INSALUBRIDADE; LOGÍSTICA; ALTOS CUSTOS; BAIXA PRODUTIVIDADE; ÍNDICE DE REPAROS e QUALIDADE. Desta forma, desenvolveu o projeto e patenteou, além dos Roletes motrizes em Plásticos de Alta Performance (RMOPAP®), toda a filosofia da fabricação, inspeção e liberação prévia das colunas, em PIPE SHOP externo aos túneis com posterior “Despacho da linha” para o seu interior, tudo sem a necessidade da presença humana naquele local.

O método construtivo convencional consistia em se transporta todos os tubos para o interior do túnel (“Operação de desfile”) e já posicioná-los em alinhamento, o que demandaria a necessidade de caminhões e guindastes especiais, que muitas vezes não são adequados aos espaços e cotas do “pé direito”. Em seguida iniciam-se as operações de suporte logístico, tais como hiperventilar o suprimento de ar, descontaminação dos gases do processo de solda, suprir energia elétrica (um grande problema de iluminação as grandes distâncias); e por fim, os problemas de iluminação, calor excessivo, inspeção, pintura, banheiros, refeitórios e o próprio transporte diário de entrada e saída entre frentes de trabalho para cumprirem todas as etapas obrigatórias; corroborado ainda que as metodologias de construção civil, cada dia mais visando redução de custo construtivos, está considerando seções totalmente circulares e de pequenos diâmetros, restringindo as pistas de rolagem e impedindo de ser ter dois sentidos de fluxo de deslocamento, um sério problema aos planos de contingência e ao SMS.

Como a segunda geração dos Roletes RMOPAP® está totalmente motorizada, às operações de montagem dos dutos dentro de túneis, valas ou sites congestionados, são amplamente acelerado uma vez que os próprios roletes serão os responsáveis pela tração dos tubos e sua posterior suportação permanente. Este novo método construtivo da LIDERROLL elimina a insalubridade decorrente dos trabalhos de transporte, montagem e soldagem, garantindo a excelente condição operativa de SMS; acaba com os conflitos no transporte dos tubos para seu interior (“desfile”) e proporciona drástica redução dos custos e do tempo necessário para construção das linhas, diminui o tamanho das equipes de montagem e possibilita o paralelismo entre as demais atividades que se fizerem necessárias.

Com todos os Roletes Motrizes já previamente chumbado no interior do túnel, a capacidade de produção com a soldagem externa de tramos de 48 metros no pipe shop externo (4 tubos com 3 soldas simultâneas), os tempos envolvidos nas operações de “Despacho dos trechos” são de 16 minutos para cada tramo.

Este novo método construtivo da LIDERROLL, entra outras vantagens, permitiu centralizar todas as equipes de trabalho: diretas, indiretas, fiscalizações, inspeções, recebimento de materiais, posto médico, refeitório, sanitário, vestiário e ponto de energia, em um único Site fixo; com totais condições de conforto e segurança, eliminando com isso a necessidade do descolamento das frentes de trabalho e as restrições do acompanhamento dos suportes operacionais que sustentam a construção dos dutos.


 

 

Vantagens:

1- Vantagens Técnicas
2- Vantagens de Qualidade
3- Vantagens de Custo
4- Vantagens de SMS

 

• Altíssima produtividade, drástica redução do tempo de construção e montagem; drástica redução dos custos, aumento da qualidade das soldas, eliminação dos riscos de acidentes no interior dos túneis.

• Resolve em definitivo os problemas de alimentação elétrica das máquinas de solda em função das grandes distâncias envolvidas entra a máquina e a frente de trabalho, dado a impossibilidade de utilização de geradores no interior dos túneis pela geração de monóxido de carbono.

• Eliminação da inconveniência técnica e da insalubridade inerentes aos trabalhos de soldagem no interior dos túneis.

• Eliminação da necessidade de transporte de tubos no espaço confinado do túnel (desfile) e do conflito de tráfego em direções contrárias, bem como dos conflitos de espaço nos lifts em seu interior.

• Eliminação da movimentação de instalação/desinstalação dos postos de trabalho à medida que a montagem progride.

• Baixo consumo elétrico, pois todos o Roletes Motrizes possuem baixa potência, e por conseguinte, baixa corrente, o que permite cabeamento mas singelos (baixo custo).

• Reduz drasticamente a necessidade humana no interior do túnel para as fases de construção e lançamento da linha e dos serviços “à quente”.

• Resolve o problema logístico quanto as necessidade fisiológicas das equipes de trabalho, uma vez que as distâncias envolvidas, a geometria circular e o tráfego dificultado, impedem a instalação de banheiros químicos no interior dos túneis.

• Permitem a instalação modulada de cada linha, onde cada projeto pode ser executado à necessidade do seu tempo, em qualquer posição, maximizando a taxa de ocupação do túnel sem nenhuma operação de soldagem (somente montagem com parafusos e chumbadores).

• Dispensam a soldagem de “celas de reforço”, ou qualquer outro tipo de estrutura, para suportação permanente da linha.

• Todas as estruturas, bem como os roletes são pré-fabricados na LIDERROLL, cabendo somente o transporte e fixação dos mesmos sem nenhum tipo de solda, pintura ou montagem industrial no interior do túnel.

• Por fazer o lançamento das linhas 100% no sentido axial da linha de eixo do túnel, permite a total aproximação entre os dutos, aumentando muito a taxa de ocupação e aproveitamento dos túneis e trazendo gigantesca economia, uma vez que para um mesmo túnel pode-se passar o dobro de número de dutos originais.

• Por fazer o lançamento 100% no sentido axial da linha de eixo do túnel, maximiza o espaço para circulação de automóveis clássica.

• Por fazer o lançamento 100% no sentido axial da linha de eixo do túnel, proporcionam construções civis com túneis de diâmetro bem menores e muito mais baratos.

• São excelentes isolantes elétricos.

• Todas as suas estruturas mecânicas possuem proteção anticorrosiva por metalização atômica com aspersão térmica de Zinco em camadas que impedem a presença de oxidação, conforme a norma, pelo período de 30 anos.

PROJETOS EXECUTADO E APLICADO:

Projeto GASDUC III Projeto GASTAU

 

ROLETES MOTRIZES e BERÇOS PARA APOIO PERMANENTE DE LINHAS, UTILIZADOS NA CONTRUÇÃO DE DUTOS EM PIPE-SHOP COM LANÇAMENTO POR DESPACHO DOS TUBOS INTEGRALMENTE SOLDADOS FORA DE AMBIENTES CONFINADOS OU DE DIFÍCIL ACESSO.

REFERÊNCIA LIDERROLL: HON – LIMOTZ. 240530.VD

Rolete Motriz para Construção, Despacho e Apoio permanentes de dutos, composto por berço bidirecional; podendo assumir com 02 ou 03 roletes independentes; Geometria Cônica com laterais côncavas para acomodar o raio da geratriz externa do tubo, atendendendo a faixa de Diâmetros de 8” a 54″; com qualquer espessuara de parede; Posição de montagem entre – 45,00º a + 45,00º em relação à horizontal; Fabricados pelo processo de  Polimerização Aniônica de Caprolactama em Centrífuga de alta velocidade; Tratamento térmico em fornos de atmosfera inerte para o alívio de tensões residuais do processo de fundição do plástico. Material: TSACET; Referencia KAMT-0818.VD; intertravado mecanicamente ao seu eixo de giro; espaçado internamente por uma bucha seletiva no Material Referencia: ZYMOP-0219.PT e Arruelas de encosto lateral no Material: OMOP; Referencia: 0205.PT; 01 Eixo em Aço Inox AISI 316 L; Acoplamento elástico resistente aos torques exigidos, manacais de deslize em mateiral sinterizado; Parafusos de fixação do tipo Allen em inox; montados sobre estrutura de chapa de aço carbono ASTM A 36; protegidos contra corrosão com aplicação de camada metalizada de Aluminio por Aspersão Térmica à arco elétrico, com fusão de arames e impelidos por sopro de ar comprimido a alta velocidade e pressão; controlados, conforme Norma SSPC-CS 23.00/AWS C2.23M/NACE No. 12 – Specification for the Application of Thermal Spray Coatings (Metallizing) of Aluminum, Zinc, and Their Alloys and Composites for the Corrosion Protection of Steel; Tratamento de selagem de fundo conforme Norma Petrobras N-2198 (Rev. “C”) e acabamento por pintura da cor final cinza conforme Norma Petrobras N-2677; carregada com micro esferas de vidro (para efeito de refletividade luminosa de sinalização); Elemento motriz composto de 01 redutor de Velocidade/Torque, acionado por 01 motor elétrico em tensão de operação Trifásica de 440 Vac. montado lateralmente.

Fazem parte do fornecimento:

Projeto Básico, Detalhamento e Especificação Técnica de todos os matérias Elétricos, Montagem dos painéis de acionamento e comando; Elaboração de procedimentos; Fornecimento de todos os materiais elétricos necessários ao funcionamento do sistema (composto por painéis de proteção e comando;  cabeamento elétrico principal/comando, responsáveis pela alimentação dos berços motrizes à toda extensão do trecho do túnel, considerando-se a tensão de operação Trifásica em 440 Vac.; Todo o Sistema Eletrônico para filmagem e registro do deslocamento da linha (composto por câmera, sistema wire less, central de vídeo e gravação dos registros/armazenamento das imagens)

Não estão incluídos materiais auxiliares (ferramentas e peças), periféricos (equipamentos, máquinas, guindastes e etc.); bem como facilidades (Água, Energia, Ar, Translados, Transporte e Acomodações), que fiquem caracterizados como não integrante do sistema, mas sim para a sua instalação local.

NOTA:  A TECNOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DE POLÍMEROS NA FABRICAÇÃO DE QUALQUER TIPO DE ROLETE COM SISTEMA DE DESLIZAMENTO SEM ROLAMENTOS E SOBRE BUCHAS, TANTO PARA LANÇAMENTO DE LINHAS COMO PARA APOIO PERMANTE DE TUBULAÇÕES É PROTEGIDO POR  PATENTE REQUERIDA Nº :  MU-8600496-4.

 FICHAS TÉCNICAS (PDF)

FICHA TÉCNICA – ROLETE MOTRIZ
TODAS AS FICHAS TÉCNICAS